Felis silvestris ©Jacinto Román

A trabalhar para saber como estão os nossos mamíferos

Espécies do Livro Vermelho: Curiosidades sobre o gato-bravo

Os bigodes do Gato-bravo (Felis silvestres) são altamente sensíveis e ótimas ferramentas de caça, capturando por vezes a presa sem a ver.

Quanto medem?

O comprimento médio cabeça-corpo varia entre 48-68 cm e o da cauda entre 21-38,5 cm.

Quanto pesam?

O peso médio de um macho ronda os 5 kg (atingindo no máximo 7.7 kg) e o das fêmeas 3.5 kg (máx. 5kg), ambos com variações sazonais.

O que comem?

Os roedores e os lagomorfos (lebre e coelho) constituem as principais fontes de alimento. No entanto, aves, pequenos répties e invertebrados são fontes de alimento alternativo quando as presas principais são pouco abundantes ou estão ausentes.

Que animais é que os comem?

Pode referir-se o caso de algumas rapinas como a águia-real, capturarem crias de gatos bravos.

Onde vivem?

Na Península Ibérica, diversos estudos demonstram que o habitat preferencial da espécie é constituído por um mosaico de matagal mediterrânico, prados, florestas e bosques caducifólios associados a linhas de água. A espécie é encontrada em áreas com baixa densidade humana evitando estradas e áreas de agricultura intensiva.

Quantos anos vivem?

A sua longevidade máxima em estado selvagem é de 11 anos.

Quantas ninhadas têm por ano e com quantas crias?

1 ninhada com 2 a 6 crias, sendo que a média são 4.

Quanto tempo dura a gestação?

63 a 69 dias.

Estratégias de caça?

O gato espera que a presa esteja mais próxima e correndo apanha-a, mata as presas pequenas agarrando-as com as garras e furando o pescoço. Quando ataca grandes presas ele salta para cima das costas do animal e tenta morder-lhe o pescoço. Normalmente não persiste o ataque caso a presa consiga escapar.

Onde se podem encontrar em Portugal?

Está ausente nas ilhas e é residente em território continental, encontrando-se presente de Norte a Sul do país com exceção da região litoral do Norte e Centro e no litoral do Algarve. Desconhece-se a sua tendência populacional

O que fascina/surpreende nesta espécie:

 Os seus sentidos extremamente bem desenvolvidos como a audição e o olfato. As orelhas de um gato podem rodar rapidamente para identificar um som em particular e conseguem responder a frequências acima das 25000 vibrações por segundo, o que os torna excelentes predadores, especialmente de roedores, capturando por vezes a presa sem a ver. Os seus bigodes são também altamente sensíveis e ótimas ferramentas de caça.

Qual o seu papel na manutenção de ecossistemas saudáveis?

Como os restantes carnívoros têm um papel importante no controlo de populações de micromamíferos.

______________________________________________________

Autora: Ana Almeida

Ana Almeida é bolseira do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro no âmbito do projecto de revisão do Livro Vermelho dos Mamíferos, e Mestre em Biologia da Conservação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Tem desenvolvido investigação na ecologia e conservação de carnívoros.

Beneficiário

Parceiro

Cofinanciamento

Cofinanciamento

Cofinanciamento

Cofinanciamento